quinta-feira, 28 de abril de 2016

Um Espelho Diferente (EI-41)

Olhe no espelho... Quem é esse menino? Quem é essa menina?

Esta foi mais uma atividade realizada pela turma Respeito (EI-41) dentro do nosso sub-projeto!
Nossos pequenos ficaram surpresos ao verem seu reflexo no papel alumínio, como se fosse um espelho! 



E para registrar essa surpresa, desenhamos nosso rosto por cima do papel alumínio, seguindo a imagem que estávamos vendo refletida!


Espelho, espelho meu...existem carinhas mais lindas do que as nossas? 



terça-feira, 26 de abril de 2016

O Dia Depois Do Passeio

Ao chegar na nossa creche no dia seguinte do passeio ao Museu do Amanhã, a empolgação era a mesma!! Comentários empolgados enriqueceram a nossa conversa matinal: “Vimos um filme!”, “Com lobo!”, “Astronauta!”, “Espaço sideral!”, “Fogo!”, “Vimos o lenço voar”...
Para registrar esse grande dia, a turma Amor desenhou essa experiência no caderno.


A Turma Respeito também voltou para a creche encantada com o passeio ao Museu do Amanhã!! Durante a nossa rodinha conversamos sobre o que vimos no Museu e no caminho até ele. Assim, através da conversa e de fotos, compartilhamos nossa vivência com os colegas que não puderam ir. 


Para finalizar e tornar esta lembrança ainda mais divertida, a Turma Respeito construiu suas próprias esculturas utilizando jogos de encaixe.


Museu do Amanhã

No dia 29 de março de 2016, a Creche Galdino Manoel da Silva, em parceria com o SESC, realizou seu primeiro passeio do ano! As turmas Respeito e Amor embarcaram em uma fantástica visita ao Museu do Amanhã, localizado na Praça Mauá - Rio de Janeiro.

O Museu do Amanhã é um museu de ciências diferente. Um espaço inspirado nos princípios éticos da Sustentabilidade e Convivência e que explora a época de profundas transformações em que vivemos e os possíveis caminhos para o nosso futuro.


Nossas crianças puderam explorar diferentes espaços e vivenciar experiências únicas! Em um dos espaços deste Museu descobrimos a "Dança dos Panos" e ficamos encantados com seus movimentos leves e belos!


Caminhando mais um pouco encontramos uma Oca bem interessante! Quando entramos vimos um objeto diferente e tentamos descobrir o que era... Bolo, sofá, biscoito, barco... E depois de várias idéias descobrimos que o nome deste objeto era Churinga e aprendemos que ele veio de uma tribo indígena e servia para guardar as lembranças de pessoas queridas que já se foram, fazendo a ligação entre o passado, o presente e o futuro!


Paramos para descansar um pouquinho e aproveitar a linda vista do Museu! Vimos a água, a Ponte Rio-Niterói, a Estrela, o navio e muito mais!


E para fechar nossa visita com chave de ouro tivemos uma surpresa na saída do Museu, encontramos o palhaço Ventania que nos encantou e deixou nosso passeio ainda mais divertido!


Nosso primeiro passeio foi espetacular e já estamos ansiosos e contando os dias para o próximo!

Fica a dica!!
Museu do Amanhã
Local: Praça Mauá
Horário de Funcionamento: De terça-feira à Domingo, de 10h às 18h (venda de ingresso até às 17h)
Ingresso: R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia)
E aproveitem... terça-feira a entrada é de graça!! :)


domingo, 24 de abril de 2016

Momentos que nos fazem crescer (EI-31)


1° Momento: Além da Imaginação
Por intermédio das atividades lúdicas a criança se expressa, assimila conhecimentos e constrói a sua realidade. Estas atividades também espelham a experiência do educando, modificando a realidade de acordo com seus gostos e interesses. Na educação Infantil podemos comprovar a influência positiva destas atividades em um ambiente aconchegante, desafiador, rico em oportunidades e experiências para o crescimento sadio das crianças.

2° Momento: Parabéns para você!
Se comemorar aniversário é bom, imagina comemorar na companhia dos amigos?
Nosso querido aluno Kauã comemorou seu aniversário junto com os amigos e educadoras da sua turma Amor. Foi muito bom cantar parabéns e enriquecer nosso dia com esta experiência que envolve e estimula a nossa socialização e o convívio social.

3° Momento: Vamos Relaxar!
Atividades calmas e movimentadas fazem parte da nossa rotina e alternar estes momentos auxilia no desenvolvimento físico, psicológico, afetivo, cognitivo e comportamental dos nossos pequenos. Sabendo disso, a turma Amor vivenciou um tranquilo momento de relaxamento corporal e adorou!


quarta-feira, 13 de abril de 2016

Jogo das Bolas Coloridas (EI-31)

1 sacão de bolas coloridas, 1 caixa com a cor vermelha, 1 caixa com a cor amarela, 1 caixa com a cor verde, 1 caixa com a cor azul e 1 desafio... Guardar as bolas nas caixas de acordo com a sua cor! 




Desafio aceito e ultrapassado com muito sucesso pela turma Amor!

domingo, 10 de abril de 2016

Quem é esse menino? Quem é essa menina?


O primeiro sub-projeto de 2016 da nossa Creche foi inspirado na música "Ora Bolas!" do grupo Palavra Cantada! E, como diz a música, começamos nossas atividades com a pergunta: "Quem é esse menino?"
Partindo desta pergunta, a Turma Respeito explorou o tema identidade e o reconhecimento de si e do outro!
Entre várias atividades, desenhamos e decoramos a silhueta de dois colegas, nos observamos no espelho, desenhamos nosso autorretrato, movimentamos nossas mãos e nossos pés, realizamos contagens a partir das partes do nosso corpo, escutamos histórias e descobrimos o nosso nome!
Vimos também que somos diferentes uns dos outros mas todos nós somos especiais!

 E esta foi só a primeira pergunta... ainda temos muito para descobrir!!

sábado, 9 de abril de 2016

A Turma Alegria está cheia de energia!

E durante esses meses eles... leram, criaram, contaram histórias e brincaram, brincaram muito!
Animados e cheios de disposição, a turma Alegria, está sempre pronta para o que der e vier!



sábado, 2 de abril de 2016

Páscoa

Aproveitamos esse momento em que algumas religiões comemoram a Páscoa, incluímos no nosso projeto a festa do amor, em que falamos da importância de nos respeitarmos nas nossas diferenças e nos amarmos.
Nossas turmas trabalharam uma receita de bolo de cenoura, aproveitando o momento para explorar os alimentos e suas cores, texturas e sabores, as quantidades necessárias para que o bolo fique no ponto certo. E trabalhamos também a importância da escrita através da receita do bolo.
  
Em seguida após o descanso das crianças , realizamos um lanche coletivo de confraternização com o bolo feito por eles e o leite oferecido na merenda escolar.

Após o lanche recebemos a visita de um coelho, uma Agente de Educação Infantil que sempre nos presenteia com momentos como esse Claudia Pureza, que foi o personagem do livro “ Quando me sinto amado” de Moroney, Trace Ciranda Cultural.


O livro foi trabalhado durante a semana com as turmas, que confeccionaram murais  e presentes inspirados no livro. Através dessa contação de história, as crianças tiveram a oportunidade de  aprofundar o assunto falando sobre sentimentos, estimulando a oralidade durante as rodinhas e brincadeiras e principalmente fazer com que elas se sintam amadas, importantes e ouvidas dentro do nosso ambiente escolar.








sexta-feira, 1 de abril de 2016

"Dia D contra o Aedes Aegypti"

  No dia 20 de fevereiro de 2016 foi lançada a campanha "Dia D contra o Aedes Aegypti" e claro que a Creche Galdino Manoel da Silva não poderia ficar de fora!
  Durante a semana, todas as turmas abordaram este tema e através do lúdico e de conversas, exploramos este assunto tão importante e tão preocupante.

Turma Respeito (EI-41)
  Durante nossas rodinhas de conversas conhecemos o mosquito, falamos sobre o que devemos fazer para combatê-lo e o que ele nos causa. Ao aprender a usar o repelente aprendemos também sobre as partes do nosso corpo! 

  Juntos pintamos o nosso grande mosquito Aedes (nome escolhido pela turma), nos fantasiamos de mosquitinhos e cantamos nossa música para não esquecermos de nos proteger contra ele!
"Xô mosquito, xô mosquito...
Saí pra lá, saí pra lá...
Tô de repelente, tô de repelente...
Saí pra lá, saí pra lá!"
                                                         (Ritmo da música "A Baleia")



Turma Amor (EI-31)
   Refletindo sobre as questões que aumentam a quantidade de mosquitos transmissores da Dengue, Zika e Chikungunya, a Turma Amor passou a ficar atenta ao lixo e à água parada. Com o compromisso de acabar com esse mosquito, organizaram a passeata "Xô Mosquito!". E com cartazes na mão e uma idéia na cabeça se mobilizaram para acabar com essa praga.