quinta-feira, 28 de julho de 2016

Turma Respeito (EI-41): Egito

E a Turma Respeito continua viajando pelos países olímpicos... agora chegamos ao Egito!
Primeiro conhecemos a bandeira do Egito, observamos suas cores e observamos também que nela existe a figura de uma águia! Aproveitamos a inspiração para reproduzir esta bandeira utilizando a técnica de mosaico (colagem).


Depois de observamos fotos do Egito (roupas, pessoas, ruas, animais...), descobrimos que um dos pontos turísticos mais conhecidos são as Pirâmides e que elas ficam em lugares cheios de areia! Visto isso, resolvemos construir nossas próprias Pirâmides e aproveitamos para explorar nosso sentido tátil através do manuseio de areia.


Para finalizar, vimos que a muito tempo atrás no Egito existiam as múmias e que elas ficavam todas enroladas e paradas como estátuas! Nós não ficamos com medo delas e resolvemos nos fantasiar e brincar de múmias!!!

terça-feira, 26 de julho de 2016

Turma Alegria (EI-52): Holanda

Na Holanda a turma Alegria encontrou o grande pintor Van Gogh e suas belas pinturas, quando puderam observar a noite e o céu estrelado e as flores Holandesas, com a famosa tela “Os Girassóis” do artista. Inspirados os pequenos pintaram com giz de cera uma grande tela. E após observar as variadas cores das Tulipas holandesas, colaram as flores, formando um lindo jardim.







quinta-feira, 21 de julho de 2016

3a Culminância: Trocando aprendizagens

Depois de cada turma viajar mais um pouco pelos países que participam das Olimpíadas, chegou o momento de trocarmos com os colegas o que aprendemos e mais gostamos de cada país visto!
A Turma Harmonia viajou pela China e lá conheceu e experimentou o famoso "Biscoito da Sorte Chinês"!


Já a Turma Alegria passeou pela Inglaterra e descobriu que os ingleses são muito pontuais e adoram escutar a banda "The Beatles"!


A Turma Respeito conheceu a França e lá descobriu várias novidades: a Torre Eiffel, as pinturas do pintor francês Monet e os famosos perfumes franceses.


Seguindo as apresentações, a Turma Amor explorou a Rússia e conheceu a famosa boneca russa, a Matriosa!


Estamos quase chegando ao final das nossas viagens mas ainda temos alguns países para conhecer!!
Aguardem!




quarta-feira, 20 de julho de 2016

Turma Amor (EI-31): Rússia

Na Rússia, a turma Amor, encontrou muito frio, após apreciar fotos de crianças bem agasalhadas brincando na neve, sentiram o tecido de pelúcia que usam para se aquecer. Com a história da Princesa Natasha, conhecemos um pouco mais desse interessante país. E com os artistas do circo de Moscou, treinamos o equilíbrio andando na corda bamba, equilibrando bolinhas! A Matriosca (boneca Russa) confeccionadas pelas crianças, se transformaram em objeto de estudo matemático, pois comparamos seus tamanhos e encaixamos uma dentro da outra.




quinta-feira, 14 de julho de 2016

Turma Respeito (EI-41): França

A Turma Respeito chegou no quinto país da sua rota de viajem. E este país foi a França!!
Nossos pequenos começaram a viajem conhecendo a bandeira francesa e confeccionando uma coletiva e outras individuais com cola colorida!!

Depois descobrimos que os franceses jogam futebol muito bem e colecionam medalhas olímpicas nesse esporte. Aí aproveitamos para praticar o nosso futebol. Depois de um aquecimento, claro!

Viajando um pouco mais vimos que os franceses produzem muitos perfumes. E aproveitando esta dica, fizemos uma vivência buscando aprimorar o nosso olfato. Para isso, sentimos diferentes cheiros presentes no nosso dia a dia!

Claro, não poderíamos deixar de conhecer a arte francesa. E inspirados pelos quadros de Monet, a Turma Respeito criou um belo quadro com giz de cera em "tela" escura!

Continuando nossa viajem, passamos pela Torre Eiffel e vimos através de fotos como suas luzes são bonitas à noite!
E para finalizar, conhecemos duas brincadeiras de origem francesa: Adoleta e Amarelinha!


Estamos quase completando nossa rota mas ainda tem mais um pouquinho! 
Aguardem!

terça-feira, 12 de julho de 2016

Turma Alegria (EI-52): Inglaterra

A turma Alegria, ao som dos Beatles, conheceu a Inglaterra. Na terra da pontualidade britânica, se deliciaram com o chá, confeccionaram um relógio. Depois de conhecer a história dos 4 rapazes de Liverpool (The Beatles), como reis e rainhas curtiram um animado Bale inglês.
 


segunda-feira, 11 de julho de 2016

Turma Harmonia (EI-51): China

A Turma da Harmonia viajou pelos encantos da China. Viu que o principal meio de transporte por lá é a bicicleta e tentou a sorte comendo seus biscoitos.





domingo, 10 de julho de 2016

Turma Amor (EI-31): Canadá

No nosso terceiro país o Canadá, a turma Amor, encontrou o frio e a neve. Observamos que o canal Rideau que corta a capital, congela e as pessoas podem patinar no gelo.
Para tornar essa experiência mais próxima dos nossos pequenos observamos a água no estado líquido e sua transformação para o estado sólido, o gelo.





quinta-feira, 7 de julho de 2016

Turma Respeito (EI-41): Itália

A Turma Respeito realizou mais uma viagem pelos países olímpicos. E desta vez nossa turminha viajou para a Itália!
Começamos conhecendo as cores da bandeira Italiano e confeccionando através da colagem a nossa bandeira da Itália!


Conhecemos também um dos quadros mais importantes do famoso pintor italiano Leonardo da Vinci... o quadro "Monalisa"! E inspirados por esta bela obra, criamos as nossas Monalisas através de colagem, pintura com giz de cera e desenho das partes do rosto.


Passeando um pouquinho mais pela Itália encontramos um ponto turístico muito conhecido, a Torre de Pisa! E aproveitando a imagem deste local, nossos pequenos construíram suas torres utilizando os jogos de construção. Gostamos tanto desta torre que a apelidamos de "Torre Torta"!  

E claro, não poderíamos conhecer a Itália sem degustar uma bela Pizza, né? Nossos mini cozinheiros colocaram a mão na massa e fizeram uma deliciosa pizza de pão de forma. 
Mas nem tudo acaba em pizza!


Depois de recarregar nossas energias com uma saborosa fatia da nossa pizza, a Turma Respeito ainda conheceu o animado ritmo italiano Tarantella e aprendeu uma típica frase deste país: "Mamma mia! Que bela!!"
Aguardem... nossas viagens continuam!!!

quarta-feira, 6 de julho de 2016

Turma Alegria (EI-52): Portugal

O terceiro país da turma Alegria foi Portugal, lá observamos a Torre de Belém e o Oceanógrafo.
Criamos com jogos de encaixe a nossa torre de Belém e após observarmos peixes variados nos livros, colocamos a mão na massa e criamos o nosso aquário.







domingo, 3 de julho de 2016

2a Culminância: Vamos compartilhar conhecimentos?

Nossa rota de viagem continua animada e cheia de descobertas! 
Na nossa segunda culminância, compartilhamos com nossos colegas o que aprendemos sobre os países que conhecemos nesta semana!
A Turma Harmonia apresentou as borboletas e os peixes do Panamá junto com o ritmo Caribenho.


A Turma Alegria nos mostrou a bandeira da Argentina, nos contagiou com o ritmo Tango e nos contou sobre um doce típico argentino: o Doce de Leite.


Já a Turma Respeito nos contou sobre Japão. A roupa típica (kimono), os leques, as comidas típicas (sushi, temaki e macarrão de arroz) e o jogo de quebra-cabeça Tangran foram algumas das descobertas compartilhadas por esta turma.


Para finalizar, a Turma Amor apresentou os Estados Unidos através de seus novos heróis e novas heroínas. Eles também nos mostraram a bandeira americana e nos contaram sobre algumas comidas típicas de lá. 


sexta-feira, 1 de julho de 2016

Turma Amor (EI-31): Estados Unidos

E COM A NOSSA QUERIDA FRIDA KAHLO EMBARCAMOS PARA OS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA. OBSERVAMOS NA OBRA DA ARTISTA “AUTORRETRATO NA FRONTEIRA DO MÉXICO COM ESTADOS UNIDOS” AS DIFERENÇAS ENTRES ESSES PAÍSES. CONHECEMOS O WALT DISNEY E SUAS CRIANÇÕES, O MICKEY MOUSE E AS PRINCESAS. LÁ NA CIDADE DE NOVA IORQUE, TAMBÉM ENCONTRAMOS O HOMEM ARANHA, O SUPER HOMEM E A MULHER MARAVILHA. E NESSE PAÍS DE FANTASIAS CRIAMOS NOSSAS ROUPAS DE HERÓIS E HEROÍNAS E BRINCAMOS DE MONTÃO.