quinta-feira, 30 de junho de 2016

Turma Respeito (EI-41): Japão


A turma Respeito viajou para o outro lado do mundo e foi conhecer o Japão! E através de fotos conhecemos o rosto das crianças japonesas, suas casas, costumes e adereços!
Inspirados pela culinária japonesa criamos nosso sushi e nosso temaki, degustamos macarrão de arroz e descobrimos que eles gostam de comer peixe cru! Ah! Descobrimos também que eles usam palitinhos para comer (Hashi) e aproveitamos para treinar nossa coordenação motora com eles!




Nossos pequenos também brincaram com Tangran, confeccionaram leques coloridos e bandeiras com carimbos (esponja e bexiga).






Descobrimos que os japoneses escrevem por ideogramas e aproveitamos para criar os nossos e um coletivo para representar o nome da nossa turma! 



Para finalizar, conhecemos e experimentamos o Quimono, roupa tipica japonesa! E aprendemos duas palavras em Japonês: arigatô (obrigada) e sayonara (tchau)!


quarta-feira, 29 de junho de 2016

Turma Alegria (EI-52): Argentina

O SEGUNDO PAÍS QUE A TURMA ALEGRIA CONHECEU FOI A ARGENTINA. PARTINDO DAS CORES DA BANDEIRA, CRIAMOS UMA NOVA VERSÃO, OS PEQUENOS PROVARAM O DELICIOSO DOCE DE LEITE ARGENTINO. PARTICIPARAM DE UMA OFICINA DE FLORES, ROSAS VERMELHAS, AQUELAS QUE NÃO PODEM FALTAR NO FAMOSO TANGO DE BUENOS AIRES. E É CLARO DANÇARAM MUITO.





terça-feira, 28 de junho de 2016

Turma Harmonia (EI-51): Panamá

A Turma da Harmonia trabalhou o Panamá, que na língua indígena da época do seu descobrimento, significava Terra das borboletas e dos peixes. Pensando nisso, colorimos borboletas com uma tinta produzida especialmente para bebês. 

Também conhecemos o tamborito panameño, música e dança típica do Panamá. 
E nos deliciamos com uma brincadeira inspirada no atletismo, esporte que o Panamá possui três medalhas olímpicas.




segunda-feira, 27 de junho de 2016

Turma Respeito (EI-41): Brasil

Desta vez a Turma Respeito decidiu não viajar e curtir um pouquinho mais do nosso lindo país, o Brasil! 
Começamos a semana relembrando o nome do nosso país e, também, as cores e os formatos presentes na nossa Bandeira. Em outro momento, realizamos a leitura da história "Muito mais que um Jardim" (Editora EDUCAR) e, a partir desta história, começamos a imaginar o que encontraríamos no nosso tão esperado passeio ao Jardim Botânico.
E, pensando em fixar o que aprendemos no passeio e desenvolver a ideia de localização no tempo (futuro, presente e passado), a Turma Respeito fez uma lista que foi construída em dois momentos: um dia antes do nosso passeio listamos o que esperávamos ver no Jardim Botânico e, no dia seguinte ao passeio, listamos o que vimos lá.

  • O que vamos ver? Coelho, cavalo, nuvem, pão, peixe, água, suco, árvore, sol...
  • O que vimos? Ônibus, Guanabara, peixe, folha, tartaruga...
Para finalizar e dividir nossas vivências com todos os colegas, vimos as fotos tiradas durante o passeio e construímos o nosso Jardim Botânico através de colagem e desenho.



E depois de curtir o nosso Brasil, a Turma Respeito já está novamente de malas prontas para visitar um novo país!! 
Lá vamos nós!!!

quinta-feira, 23 de junho de 2016

Passeio ao Jardim Botânico

No dia 09 de Junho de 2016, a Creche Galdino Manoel da Silva, novamente em parceria com o SESC, realizou mais um belo passeio! As turmas Respeito e Amor embarcaram em uma divertida e revitalizante visita ao Jardim Botânico, localizado no Bairro Jardim Botânico no Rio de Janeiro.



O Jardim Botânico é um órgão federal vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e constitui-se como um dos mais importantes centros de pesquisa mundiais nas áreas de botânica e conservação da biodiversidade. Uma das mais belas e bem preservadas áreas verdes da cidade, é um exemplo da diversidade da flora brasileira e estrangeira. Nele podem ser observadas muitas espécies (algumas ameaçadas de extinção) distribuídas por uma área ao ar livre e em estufas. O Jardim Botânico abriga, ainda, monumentos de valor histórico, artístico e arqueológico!





Nossas crianças puderam explorar diferentes espaços e vivenciar experiências únicas! Conheceram a planta Vitória-Régia, observaram as tartarugas, viram enormes árvores e sentiram o perfume de flores e como é bom respirar o ar livre e puro!






Fica a dica!!


Jardim Botânico

Local: Rua Pacheco Leão, 101 - Jardim Botânico - RJ
Horário de Funcionamento: Segunda-feira de 12h às 17h; De terça-feira à domingo de 8h às 17h;
Ingresso: R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia)


terça-feira, 21 de junho de 2016

Culminância: Compartilhando Saberes

Após cada turma viajar por um belo país, nos reunimos para compartilhar com nossos colegas o que mais gostamos de conhecer!
A Turma Harmonia trouxe o Samba do Brasil para agitar nossa manhã e a Turma Alegria trouxe o mate do Paraguai para todos degustarem. Já a Turma Respeito mostrou dois símbolos nacionais da Venezuela: a árvore Flor de Mayo e o pássaro Turpial. E a Turma Amor apresentou a Frida Kahlo e as caveiras coloridas do México! Por fim, terminamos nossa manhã em uma grande roda de samba!!!





quarta-feira, 15 de junho de 2016

Turma Amor (EI-31): México

A Turma Amor observou com atenção no globo terrestre um país, que segundo eles não é tão longe do Brasil. O México. Lá viveu uma grande artista, a Frida Kahlo, o livro sobre sua vida e obra, nos ajudou a conhecer o seu país. Apreciamos, por imagens, as roupas que gostam de usar, os pontos turísticos. Uma descoberta que animou a todos foi a que o Chaves é Mexicano! As caveiras decoradas no México, referencia ao “ Dia de los muertos”,ajudou os pequenos a conquistar maior destreza motora, na hora de decorá-las e pintar com guache a bandeira.










domingo, 12 de junho de 2016

Turma Respeito (EI-41): Venezuela

A Turma Respeito seguiu pela América do Sul e chegou na Venezuela!
Nossa turma viu imagens sobre este país e de suas belezas naturais! Também vimos que a Venezuela tem como símbolo nacional uma árvore ("Flor de Mayo") e um pássaro ("Turpial"), ambos da cor amarela!
Através da Bandeira Venezuelana, nossa turma observou as cores (amarela, vermelha e azul) e aprimorou a coordenação motora fina através da pintura coletiva com pincel e através do traçado horizontal para confeccionar nossas bandeiras individuais!
Para finalizar conhecemos o "Joropo": uma dança típica venezuelana onde o casal de dançarinos faz diversos movimentos com os pés!



 

 


 

sábado, 11 de junho de 2016

Turma Alegria (EI-52): Paraguai

O primeiro país explorado pela Turma Alegria foi o Paraguai. Observamos as cores de sua bandeira, com guache vermelho, branco e azul, pintamos com suas cores a cartolina. Com bolinhas nessas cores improvisamos um jogo de basquete, com uma bola maior, jogamos futebol. A degustação ficou por conta do Tereré (mate), a turma apreciou a erva, sentiu seu cheiro e é claro provou, para conhecer seu sabor.