segunda-feira, 30 de maio de 2016

Turma Respeito (EI-41): Aonde está a Floresta?

"Onde está a cidade? Está do lado da floresta!"
Através da leitura dos livros "Se eu fosse uma árvore..." (de Talita Nozomi) e "Árvores do Brasil" (de Lalau e Laura Beatriz), a Turma Respeito conheceu um pouco sobre as florestas e seus elementos!
Observamos as cores, os tamanhos e os elementos que compõem as árvores e, em seguida, desenhamos nossas próprias árvores!
Assim, descobrimos que juntando todas as nossas árvores teríamos a nossa Floresta Respeito!




Turma Amor (EI-31): Aonde está a Floresta?


Para ampliar nosso conhecimento sobre a Floresta Tropical, lemos livros como: “Árvores do Brasil” de Lalau e Laurabeatriz e “Se eu fosse uma árvore” de Talita Nozomi, que nos inspirou a fazer uma vivencia, em que de semente viramos árvores fortes e saudáveis. Já com o livro “Devagar, devagar, bem devagar” de Eric Carle, reconhecemos os bichos de nossas Florestas e essa descoberta trouxe muita diversão.
















domingo, 29 de maio de 2016

Turma Respeito (EI-41): Aonde está a Cidade?

Continuando nossa canção, a Turma Respeito explorou e conheceu a nossa Cidade Maravilhosa, o nosso Rio de Janeiro!
Depois de observarmos fotos de pontos turísticos e conversarmos sobre eles, nossos pequenos brincaram de Cristo Redentor: brincando de estátua e imitando sua posição! E ainda aproveitamos os "braços abertos do Cristo" para vivenciar o conceito de aberto e fechado!
Para finalizar, confeccionamos um lindo mural através de colagem e pesquisa!









Turma Alegria (EI-52): Aonde está a Cidade?

Passeando de carro pela Cidade do Rio de Janeiro, chegamos a uma nova descoberta, a Floresta Tropical e os bichos que nela vivem. 
Para conhecer melhor esse lugar, lemos livros como: “O que tem no saco”, de Ivan e Marcelo,“ Árvores do Brasil” de Lalau e Laurabeatriz e “Devagar, devagar, bem devagar”, de Eric Carle, entre outros.









quinta-feira, 26 de maio de 2016

Turma Amor (EI-31): Onde ele(a) mora?


Longas foram as conversas sobre nossa casa e nesses momentos muitas perguntas eram feitas. Onde fica? Como é? O que tem dentro? Porque tem telhado? Quem mora? “Quem é meu vizinho?” “O que vejo no caminho da casa/creche?”

Além das conversas, algumas atividades foram pensadas para deixar o assunto ainda mais interessante. Pesquisa, colagem e muitas vivencias, aproximaram as crianças do local aonde vivem.









Turma Alegria (EI-52): Aonde ele(a) mora?

Seguindo com a música “Ora bolas”, a turma alegria começou a pensar sobre a casa, lugar de alegria onde moramos com quem amamos. O livro “Dentro da casa tem”, de Márcia Alevi, nos ajudou a pensar como é esse lugar. E as vivências se transformaram em brincadeiras deliciosas.







terça-feira, 24 de maio de 2016

Turma Amor (EI-31): Quem é esse(a) menino(a)?

O desenvolvimento do grafismo é uma etapa importante do crescimento dos pequenos. Para responder a pergunta “Quem e esse(a) Menino(a)?”, a turma Amor, observou de varias formas seus rostos e corpos, observação no espelho, descrição pessoal e dos amigos e com a mão na massa confeccionaram autorretratos e desenhos, que mostram das garatujas as formas figurativas, respeitando as fases individuais de cada criança.










Turma Alegria (EI-52): Quem é esse(a) menino(a)?

“Oi oi oi
Olha aquela bola
A bola pula bem no pé, no pé do menino
Quem é esse(a) menino(a)?”

A turma Alegria, se reconhece, identifica suas partes do corpo. E já compreendeu, que com o Pé chuta a bola, corre e pula! E com a mão agarra a bola, desenha e abraça os amigos.