quarta-feira, 22 de julho de 2015

3º dia de jornada: O pedagógico de tudo e de todos ser brincante

No terceiro dia de jornada a equipe da creche participou de uma manhã de muita brincadeira e estudos. Resignificamos objetos para que se transformassem nos brinquedos escolhidos por nós, relembramos brincadeiras folclóricas e fizemos diversas reflexões sobre nossa prática enquanto professores de criança pequena.












terça-feira, 21 de julho de 2015

2º dia de jornada: O pedagógico de tudo e de todos pelo olhar da criança e na diversidade

Na C.M. Galdino Manoel da Silva, a 2a manhã da "VI Jornada Pedagógica da Educação Infantil" foi recheada de doces lembranças da nossa infância e de reflexões sobre a nossa prática pedagógica!
Já na parte da tarde, nossa equipe participou de um rico debate sobre o tema diversidade!
Como é importante compartilhar ideias e saberes!

Videos: 
Manhã: Conversando com Tim tim
https://www.youtube.com/watch?v=UU5-hkBH2rw

Tarde: Teste da boneca
https://www.youtube.com/watch?v=TY_rdxvhffM





segunda-feira, 20 de julho de 2015

1º dia de Jornada: O pedagógico de tudo e de todos para ser educação infantil e para todos

O 1º dia da "VI Jornada Pedagógica da Educação Infantil" na C.M. Galdino Manoel da Silva (2ª CRE) foi marcado por trocas e reflexões!
Durante a manhã, além do roteiro do dia, participamos de uma grande roda de Dança Circular e durante a tarde, criamos nosso slogan para uma escola onde todos, tanto homens quanto mulheres, são respeitados e valorizados em sua profissão. 

Vídeo: A Creche do Papai
 https://www.youtube.com/watch?v=3rCpOaUl9do










sexta-feira, 17 de julho de 2015

Música "O porquinho" - Turma Noel Rosa

Dessa vez foi com o compositor Vinicius de Moraes e sua música “O Porquinho” interpretada por Grande Otelo que a turma Noel Rosa cantou, dançou, tocou e explorou o som dos objetos da sala, com as baquetas. A história “Os três Porquinhos”, contribuiu para inspirar as crianças a tocarem e cantarem como seus personagens. E com essa combinação a cantoria foi grande!









quarta-feira, 15 de julho de 2015

Centro de Estudo: Museu de Arte do Rio

No dia 17 de Junho, realizamos nosso segundo Centro de Estudo. Pensando em nosso projeto anual "Arte para Integrar" realizamos esse momento de estudo no Museu de Arte do Rio (MAR). Pudemos observar, admirar e aprofundar nosso conhecimento em Tarsila do Amaral, mulheres do Rio e Observar imagens da nossa cidade.










segunda-feira, 13 de julho de 2015

Festa Junina - Tradição de nosso país.

Durante o período da manhã e parte da tarde, nossos pequenos puderam se divertir com brincadeiras e comidas típicas de uma das maiores festas populares do Brasil.








Chegou a hora das danças e a Creche Municipal Galdino Manoel da Silva mergulha na cultura brasileira. Cada turma teve um maravilhoso encontro com uma determinada região desse nosso imenso país e hoje um pouco dessa rica cultura será compartilhada em forma de dança e música. Vamos viajar juntos?

Começamos pela região sudeste e a turma Tom Jobim apresenta uma deliciosa Cantiga de Roda, na voz da cantora e educadora Niteroiense, Bia Bedran. Com vocês turma Tom Jobim com Ciranda do Anel.



Nossa viagem agora se concentra na região Centro Oeste, região em que a musica sertaneja é popularizada. A turma Vinicius de Moraes convida a todos para um grande “bailão”.  “É fogo na botina”






E o que que o nordeste tem? Chegamos à região com maior número de estados do país. Com uma cultura riquíssima, o nordeste tem diversos ritmos e estilos musicais. A turma Noel Rosa convida a todos a dançar um frevo. E vamos de “Frevo mulher”.




E chegamos à região Norte desse “gigante pela própria natureza” e é de lá que vem o Carimbó, uma dança de roda contagiante, considerada Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. E vamos rodar “ Ai menina”...







Nossa equipe