domingo, 22 de abril de 2012

Socialização: Conhecendo e revendo amigos.

Na creche Galdino Manoel da Silva a socialização entre as crianças é constantemente estimulada.
Crianças com conhecimentos distintos ajudam no desenvolvimento uma das outras. Além, de desenvolver regras de convivência social e apropriar-se dos espaços da creche.




sábado, 21 de abril de 2012

Projeto "Quem sou eu?" MII

A turma do MII já reconhece seu nome. Durante todo o primeiro bimestre houve um trabalho de conhecimento de si e dos amigos.
Em uma das atividades realizadas, as crianças precisavam encontrar o balão em que estava escrito o seu nome, assim, foi possível explorar os múltiplos usos e funções da língua oral e escrita, possibilitar a exploração e expressão das diferentes formas de linguagem, diferenciar desenhos e números e perceber a quantidade de letras usadas para escrever um nome.



































Projeto: "Quem sou eu?"

Um novo ano se inicia!
Gente miúda chegando. Umas choram muito, outras choram mais ainda.
Tantas diferenças. Muitas questões para responder. Quem são estas crianças? Que conhecimento já têm construídos? Como respeitar a forma própria de viver de cada uma sem no entanto interferir nas inter-relações criança/criança e criança/adulto? Como fazer para que cada uma reconheça seu jeito de ser? Quais são seus medos, suas preferências enfim, como é a vida delas fora da creche?
Para responder a tantos questionamentos, entendemos ser o processo de adaptação a estrategia mais eficaz. É nele, na vivência do acolhimento suave e feliz, onde educadores criam estrategia de atendimento particularizado, que crianças e familiares se tornam mais seguros e tranquilos.


  • Conhecendo/revendo os amigos.
  • Conhecendo os espaços da creche.
  • Conhecendo a origem do meu nome.
  • Em que somos iguais e diferentes?
  • O que eu gosto e o que eu não gosto?
  • Conhecendo sentimentos (carinho, amor, raiva, alegria, medo, etc)

O Carnaval da Galdino é só alegria

O Carnaval representa a maior festa cultural do país, por isso mesmo não poderíamos ficar de fora. Nossos pequenos foliões deram um show de alegria.



E para repor toda energia gasta nessa festa tão animada, nada como um lanchinho saudável preparado com todo carinho.




Carnaval é epoca de samba e alegria. As crianças tem a oportunidade de entrar em contato com instrumentos musicais, estimulando assim a sonoridade e o ritmo.




Semana de Adaptação

A semana de adaptação tem por objetivo fazer com que a criança se sinta a vontade e confiante no ambiente da creche. Para isso, as atividades nesse período foram pensadas para que a criança possa brincar e receber toda a atenção necessária nesse período de mudanças tanto para elas como para os pais.
Nessa fase de adaptação também é de extrema importância que as crianças explorem os ambientes da creche, ganhando confiança e se apropriando dos espaços, que são pensados e utilizados para conforto e o desenvolvimento integral das crianças.



"No começo do mundo venciam os mais fortes, depois os mais audazes, hoje vencem os mais preparados" - José de Souza Marques
Parabéns Maria Lucia!
A agente auxiliar de creche, Maria Lucia, foi convidada a participar do seminário "Implicações do PROINFANTIL na Educação do Estado do Rio de Janeiro", promovido pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.
No evento, será apresentado o trabalho de conclusão do PROINFANTIL, que tem como título "O livro de literatura infantil no cotidiano da turma de maternal I" -  tutora Maria Francisca Mendes